domingo, 16 de novembro de 2014

O que são borlas e o que significam?

O que são borlas e o que significam?
No Livro de Números (Nm 15: 37-41), quando o povo de Israel saiu do Egito, e da escravidão, ainda no deserto, Deus manda Moisés dizer aos filhos de Israel que no canto de suas vestes façam borlas, franjas ( Adorno pendente feito de fios de lã) e presas com um cordão azul.
E o que significava essas borlas?
Era para eles se lembrarem que pertenciam a Deus, e lembrar dos mandamentos e pratica-los. Pois eles não tinham a Bíblia, então eles tinham que ter algo, sinais para lembrar que Deus estava com eles e dos mandamentos de Deus.
E por que a cor azul?
Na época a tinta azul era cara, difícil de achar, pois era tirada de um molusco. Deus tinha aquele povo como algo precioso, valioso,caro. Já que é para ser uma cor, Deus escolhe a mais cara, a melhor. Era como Deus dissesse a eles: 'Olhem, usem para vocês não esquecerem que me pertencem'. E outro detalhe daquela época, quem usava as borlas eram reis, pessoas importantes, era um sinal de nobreza. Deus usou um símbolo, para eles se sentirem especiais e poder dizer: 'Vocês são meus filhos. Eu tirei vocês do Egito, da escravidão, vocês não são mais escravos. Agora vocês são príncipes, filhos do Rei'. De escravo eles passaram a ser príncipes. Era um símbolo para lembrar o quanto o povo era especial e o quanto Deus na sua grandeza acolheu o povo. E também para que os outros povos vissem que eles eram especiais, que eles eram diferentes.
E hoje como nós podemos ser diferentes, usando borlas?
Não. Hoje nós temos a cruz e não a borla. Hoje nós temos a cruz de Jesus que nos lembra todo dia que Jesus nos comprou, que pertencemos a Ele. Não podemos esquecer que Ele fez tudo por nós. Nós temos Jesus para nos dizer todos os dias: 'eu penso em você todos os dias. Morri por você, você me pertence, você é valioso para mim. Eu quero que você lembre-se disso'. Naquela época a borla era um símbolo de realeza e hoje o que seria um símbolo de realeza?
Seria o modo de vestir, as atitudes, o modo de falar, o jeito de ser. E as pessoas olhem e digam: 'Você é filho de Deus, pertencem ao povo de Deus, você é diferente'. É o fato de obedecermos a Deus. E nós somos identificados como um povo diferente quando seguimos os ensinamentos de Jesus.
Saiba que esses pequenos símbolos que Deus foi deixando, pequenos memoriais que Ele foi deixando através da história humana, a palavra viva que temos hoje que é a Bíblia, foi para dizer que Ele ama você, que Ele está interessado em você, e que a salvação também é para você. Que você possa viver com esse Deus diariamente e que as pessoas possam ser atraídas a Cristo Jesus através de suas palavras, através de suas roupas, através de suas atitudes, através dos lugares que frequenta e através do seu brilho. Que você seja diferente, não para ser melhor do que ninguém, mas para dizer: 'sou filho de Deus, pertenço a Ele, quero convida-lo a fazer parte dessa família nobre, que é a família de Deus'.

27 comentários:

  1. Que maravilha de comentário. Meus Deus aprendi muito, Deus lhe recompense.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito bom seu texto,parabéns,gostaria de deixar a dica para para pesquisa e futura postagem, é correto usar o termo cruz?jesus realmente foi pregado de braços abertos?o que está envolvido na escolha deste termo? abraços!

      Excluir
  3. Deus e maravilhoso, bondoso, magnifico para conosco, haja visto que sempre esta disposto a nos perdoa, a nos ajudar. E poucos percebem como DEUS esta presente em nossa vidas

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Sempre é bom aumentar o nosso conhecimento sobre as coisas. Não entendia porque mandou que seu povo usasse roupas com orlas. Nem sabia o que era orla!
    Obrigada pela informação. Foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  5. A cor azul também é utilizada para lembrar das tábuas da lei, que sendo tirada do trono do Senhor, muito provavelmente era da Cor de safira, como o céu em sua claridade. Êxodo 24:9-12

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda essa aula de conhecimento. Acrescentou muito para a minha vida. Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que ótima explicação, muito me acrescentou, continue assim, que DEUS abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns não entendia o que era borla. Agora entendi. Foi de grande valia. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Amei o comentário creio que a pessoa que o fez é inspirado pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS assim como Felipe quando abordou o eunuco peço que o SENHOR lhe dê cada vez mais sabedoria como deu a Salomão💋❤

    ResponderExcluir
  11. Graças ao Senhor.
    Outrora os judeus deveriam usar esses enfeites na barra de suas vestes, hoje nós, os que experimentaram o novo nascimento devem ter como "enfeite" a cruz. Jesus disse em Mt.16.24. Embora muitos estranhem essa ordenança, Paulo também encoraja os cristãos a amarem sua cruz. A cruz é loucura para os incrédulos, mas é grande salvação para os crentes. 1°Co 1.18

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a aula, gostei muito da sua explicação texto bem escrito , obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por esclarecer essa dúvida, irmão! Além de esclarecer, vc mostrou de modo pratico, como somos especiais pra Deus. Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
  14. Estava Estudando Sobre Isso Quando Fazia Meu Plano Bíblico E Para Somar Ao Meu Estudo Vim Pesquisar Sobre O Assunto E Só Fez acrescentar !
    Deus abençoe Grandemente !
    Aprendi Muito ! Paz !

    ResponderExcluir
  15. Muito lindo esse texto, procurei o significado de borla só para saber como era e acabei encontrando muito mais do que esperava. Tocou profundamente o meu coração, parabéns pelo texto 👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Maravilha de Deus! Como é bom ser exortado à lembrarmos quem somos e o quanto Deus nos quer perto Dele! O Senhor tem falado constantemente em meu coração no texto que está em I PE 2:9-10. Que o Senhor Jesus Cristo continue derramando bênçãos transbordantes sobre a sua vida!

    ResponderExcluir
  17. Pesquisando. Deparei-me com esse relevante e precioso texto. Com certeza iluminação divina!
    Parabéns! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  18. Os índios americanos q, ainda hoje, usam vestes claras com franjas e borlas e detalhes azuis são o verdadeiro povo de Deus

    ResponderExcluir
  19. Muito gratificante e esclarecedora esse comentário.

    ResponderExcluir