segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como você desenharia hoje o rosto do mundo?

 COMO VOCÊ DESENHARIA HOJE O ROSTO DO MUNDO?
Tendo fome, corrupção, criminalidade, tráfico de drogas, conflitos armados, aquecimento global e suas consequências que são as catástrofes naturais?
Qual será a principal razão de nossos problemas?
O interessante que no século 19 houve um otimismo sem igual na história humana. Foi neste período que chegamos como seres humanos ao auge que chamamos de racionalismo. E as pessoas começaram acreditar que a solução para os problemas humanos estavam ao seu alcance. A tecnologia começou a oferecer benefícios. Máquinas a vapor, as invenções transformavam o processo agrícola. As pessoas começaram a viajar mais rapidamente. A comunicação começou a se desenvolver. Com todas essas maravilhas as pessoas imaginavam que o fim dos problemas da sociedade estava ali às portas. Imaginavam que a pobreza, a injustiça, as doenças, a criminalidade seriam banidas. A paz universal seria alcançada. Com o tempo veríamos o fim da ignorância, o fim da tirania. E esse exemplo está claramente estampado na nossa bandeira nacional. Pensavam eles que o resultado seria "Ordem e Progresso".
Era o sonho do movimento moderno. O progresso seria inevitável.
Só que hoje poucos pensam assim.
O otimismo naquela época foi dando lugar pouco a pouco a apreensão, dúvidas. E duas grandes guerras mundiais trouxeram a nossa humanidade no século 20.
Todo aquele movimento tecnológico agora estava sendo usado para destruição de outras pessoas.
Filósofo da época dizia: Conhecimento é poder. Filósofos de hoje dizem: Conhecimento é poder para destruição.
E hoje no mundo inteiro as pessoas perguntam: Com tanta informação, com tanta tecnologia, avanços incríveis como é possível que a fome, a opressão, o medo e a falta de esperança sejam cada vez maiores entre nós?
O problema é que nós tentamos fazer que a ciência cumpra uma tarefa que não lhe foi designada. A razão pela qual essas calamidades continuam de maneira crescente é que elas não são problemas inerentes científicos ou tecnológicos.   Sabe por quê?
Porque os piores problemas da nossa época não são de natureza cientifica. Os maiores problemas da nossa época são de natureza moral. O problema  não é a falta de conhecimento. O problema é o CORAÇÃO HUMANO.
Muitos problemas que vivemos não tem solução intelectual. São muito mais profundos porque estão arraigados na natureza humana.
Por quanto tempo mais continuaremos insistindo em soluções onde elas não existem?
Ou melhor, será que existe uma solução?
Milhares de anos atrás Deus deu ao ser humano a base moral que protegeria nossa civilização. Deus escreveu com seu próprio dedo em duas tábuas de pedra valores morais: dez. Que visavam serem fundamentos para vida.
Eles são antigo código moral conhecido como os dez mandamentos. Os dez mandamentos são a única coisa que tanto judeus, mulçumanos e cristão concordam. Essas três religiões acatam os dez mandamentos dado por Deus.
Todos os dez mandamentos centram em uma só palavra: AMOR. Dez razões para amar.
Logo após ter dados os dez mandamentos Deus disse o seguinte: Guardem no coração os mandamentos que Eu estou lhe dando hoje e não deixem de ensinar aos seus filhos.
Duas palavras aqui: GUARDEM E ENSINEM.
Será que estamos vivendo assim?
Isso nos faz pensar o que é prioridade em nossa vida?
Deus deve sempre estar em primeiro lugar na nossa vida. E quando descobrimos isso qual é o sinal que Deus é o primeiro lugar quando nós paramos de nos preocupar.
Porque preocupação é um indicativo que Deus ainda não está no controle total numa área de nossa vida.
Quando Deus não é prioridade nas minhas finanças eu me preocupo constantemente com elas.
Quando Deus não é prioridade nos meus relacionamentos eu me preocupo constantemente com eles.
Quando Deus não é prioridade no uso do meu tempo eu vivo preocupado porque eu sempre tenho que fazer mais que eu posso.
Quando Deus não é prioridade quando estou passando por crises, problemas, dificuldades, provações eu fico constantemente preocupado sem encontrar solução para eles.
Jesus Cristo afirmou: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas essas coisas lhe serão acrescentado.
Esse é o antídoto para doença, para preocupação. Coloque Deus em primeiro lugar significa deixar de lado ideias, significa deixar de lado interesses, pensamentos que entram em competição com Deus. Significa deixar de lado tudo que é uma influência negativa na sua vida que compete com a presença de Deus ao seu lado.
Esse é o conceito, essa é a base, esse é o princípio fundamental da verdadeira Moralidade.
Essa é a fonte da vitória na vida espiritual de qualquer ser humano.

Nova semente

Nenhum comentário:

Postar um comentário